Os melhores recursos online gratuitos para auto-educação

Todo ser humano possui a capacidade autodidacta, ou seja, poder aprender por si mesmo e desenvolver habilidade ou conhecimentos a partir de um estímulo produzido pelo próprio indivíduo. Essa absorção de conteúdo pode ser feita tanto pela visão de mundo e o contacto do indivíduo com o meio externo em que vive, o que resulta na criação de um ser como indivíduo.

Acredita-se que que essa capacidade é inata, e para o seu desenvolvimento é necessário empenho, foco, e dedicação. Muita gente nem sabe ser capaz de aprender coisas por si só, mas saiba que isso não é lá nenhuma habilidade especial de um génio.

Aprender um novo idioma, tocar piano ou até mesmo trigonometria. Seja qual for a habilidade que você busca aprender, em primeiro lugar é preciso inserir a prática e o estudo na sua rotina. Pode parecer complicado levar em frente o aprendizado sem imposição de uma agenda e a presença de um professor, por exemplo. Ter disciplina é fundamental.

O que pode ajudar nesse processo, são os recursos tecnológicos em potencial que estão sempre a nossa mão. Com a internet, há uma infinidade de sites e aplicativos que podem possibilitar o auto aprendizado, basta apenas saber usar os recursos certos.

Youtube

Pode até parecer brincadeira, mas acredite, o youtube é uma importante ferramenta para auto-educação. Há uma infinidade de tutoriais, cursos inteiros disponibilizados de forma gratuita só esperando por você.

Acessível de praticamente qualquer aparelho, você tem contacto com a diversidade de conteúdo, de culinária a história, de maquiagem a aprender mandarim. A plataforma veio para revolucionar a forma de aprender conteúdo. Para quem não conhece, o youtube também oferece o Youtube Edu, que consiste em uma selecção de vídeos dos canais mais populares para quem deseja aprender algo novo.

Duolingo

Aprender um novo idioma nunca foi tão fácil. Se você não tem grana para pagar um curso presencial ou apenas prefere não precisar sair de casa para aprender, o duolingo oferece a solução para os dois.

A plataforma privilegia o aprendizado por meio de jogos e actividades interactivas que tiram toda a obrigatoriedade do aprendizado, o que pode facilitar muito na hora de absorver conteúdo. O sítio oferece o ensino de mais de doze línguas, com foco na escrita e ditado.

Khan Academy

Patrocinada até mesmo por Bill Gates, a plataforma de ensino online consiste em uma organização não-governamental que oferece aulas expositivas em vídeo de uma forma mais tradicional online e de forma gratuita.

Khan garante que o aluno pode aprender o conteúdo desejado em seu ritmo, sendo apresentados ao básico e desenvolvendo a proficiência dele antes de ter contato com conteúdos mais complexos. O aluno tem a possibilidade de pausar e rever um conteúdo quantas vezes quiser.

Top